terça-feira, 29 de outubro de 2019
Maguari - Maguari Stork (Ciconia maguari)
Também conhecida no Pantanal por "Tabuiaiá", esta é uma das cegonhas que temos em Mato Grosso do Sul, sua envergadura de asa chega a 2 metros. Facilmente encontrada no Pantanal, Serra da Bodoquena, na Mata Atlântica e até no Cerrado, como é o caso da ave da primeira e segunda imagem, foram feitas próximo a Sidrolândia/MS numa lagoa em uma pastagem a beira da estrada (BR 060). A da ultima imagem registrei no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Jateí/MS.
segunda-feira, 28 de outubro de 2019
Triste Pia - Bobolink (Dolichonyx oryzivorus)
Esta é uma ave migratória que sai da América do Norte no inverno (verão aqui), e vem até a Argentina, com uma parada significativa no Brasil, em especial no Mato Grosso do Sul, nos meses de dezembro a março. Estas imagens fiz em Miranda/MS no "Arrozal", onde eles tem o hábito de se alimentar durante a migração. A segunda imagem mostra três machos.
Polícia Inglesa do Sul - White-browed Meadowlark (Sturnella superciliaris)
Muito comum em todo estado de Mato Grosso do Sul, esta ave é possível de ser observada até mesmo na área central de Campo Grande/MS, estes dois das imagens, a primeira de um macho e a segunda de uma fêmea, foram feitas ao lado do Aeroporto Internacional. Eles gostam de áreas abertas com pasto ou grama alta, onde fazem seus ninhos no chão entre as moitas.
Chupim - Shiny Cowbird (Molothrus bonariensis)
Semelhante a Graúna é também conhecido como "Vira-bosta". Quando o sol bate nesta ave o preto das penas ficam numa coloração azulada. Este da imagem eu registrei na Fazenda Baia Bonito em Aquidauana/MS.
Iraúna Grande - Giant Cowbird (Molothrus oryzivorus)
Esta ave é a maior da família, ao menos dos que eu já registrei. Ave inteira de coloração preta e o olho amarelo ouro, fantástica é a natureza, sabe como encantar os olhos do observador. Registrei a ave da primeira imagem na Estrada Parque Pantanal Sul em Corumbá/MS, como se pode notar ela é frequentadora de comedouros, e a segunda em Aquidauana/MS na Fazenda Baia Bonita.
Chupim Azeviche - Screaming Cowbird (Molothrus rufoaxillaris)
Muito parecido com o Chupim, é fácil encontrá-lo nas fazendas pantaneiras de Mato Grosso do Sul e também em parques urbanos e arredores das cidades. A primeira imagem fiz numa fazenda da Estrada Parque Pantanal Sul em Corumbá/MS e a segunda, de um jovem, no arredores de Campo Grande/MS.
Asa de Telha - Grayish Baywing (Agelaioides badius)
Ave de porte pequeno em relação aos outros indivíduos da família dos Icterídeos, é uma espécie de coloração atraente e com bastante detalhes de tom sobre tom nas asas. No pantanal sul-mato-grossense é comum encontrá-lo, principalmente frequentando comedouros nas fazendas. Este da imagem eu registrei em Aquidauana/MS na Fazendo Baia Bonita.
Chopim do Brejo - Yellow-rumped Marshbird (Pseudoleistes guirahuro)
Esta ave é muito bonita, o contraste do amarelo com o preto sempre encanta aos olhos. Também conhecido como "Dragão do Brejo", esta ave costuma estar em bandos numerosos. Seus registros estão concentrados do meio do Brasil para baixo e, em Mato Grosso do Sul, é possível encontrá-lo em todo estado praticamente. Gosta de áreas úmidas, pastos, plantações e fica muito bem ao redor de áreas urbanas, como é o caso de Campo Grande/MS onde fiz estes registros.
Garibaldi - Chestnut-capped Blackbird (Chrysomus ruficapillus)
Tido como 'escasso' na bibliografia, o Garibaldi ou "Dó-re-mi", como também é conhecido, realmente não é fácil de encontrar. Já tem algum tempo que não encontro esta espécie. Estes das imagens, a primeira de um macho e a segunda de uma fêmea, eu registrei no Pantanal Sul-mato-grossense, no município de Corumbá/MS, mais precisamente na Estada Parque Pantanal Sul em 2013. Já fiz um registro dele em Campo Grande/MS em 2014 e outro em Brumadinho/MG no parque Inhotim.
Carretão - Unicolored Blackbird (Agelasticus cyanopus)
(Macho)
(Fêmea)
Também conhecido em outros estados como "Dó-re-mi-preto" e "Iratauá-unicolor", o Carretão é um ave comum de ser observada em locais úmidos, onde gosta de fica entre a vegetação que envolve lagos, brejos, dentre outros. A primeira imagem é um macho que registrei em Porto Murtinho/MS no "Brejão da Dona Firmina" e, a segunda é uma fêmea que registrei no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), em Jateí/MS.
Cardeal do Banhado - Scarlet-headed Blackbird (Amblyramphus holosericeus)
Conhecida também por "Capitão", esta ave gosta de locais úmidos, como banhados, lagoas, brejos, em especial, onde tem taboal, capim alto, dentre outras espécies. É encontrado com mais facilidade na região pantaneira, no chaco e na Mata Atlântica, pois são regiões conhecidamente alagáveis durante grande parte do ano. No caso da Mata Atlântica, a porção deste bioma aqui em Mato Grosso do Sul (MS), é marcada pelo Rio Paraná e seus afluentes, que formam grandes áreas de várzeas na época das chuvas tornando os locais favoráveis a presença desta espécie. Esta ave das imagens acima eu registrei no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), entrando pelo Portal do município de Jateí/MS, situado dentro da área de Mata Atlântica no MS.
Graúna - Chopi Blackbird (Gnorimopsar chopi)
A Graúna ou "Pássaro Preto", como também é conhecida, é uma ave comum em Mato Grosso do Sul, costuma estar em área urbana, zonas rurais e se adapta muito bem onde tem movimento de pessoas. Frequenta comedouros e tem uma vocalização bonita e forte. Esta imagem eu fiz em uma pousa em Rio Verde do Mato Grosso/MS.
João Pinto - Orange-backed Troupial (Icterus croconotus)
Não é comum de ser visto, porém, quando encontramos esta espécie é sempre uma alegria. Gosta de pomares e também pode ser visto na zona urbana de cidades. Suas cores e canto são lindos. Este da imagem eu registrei em Aquidauana/MS a beira do Rio Aquidauana, onde ele estava pousado sobre o galho de um Ipê Amarelo.
Encontro - Variable Oriole (Icterus pyrrhopterus)
Ave bastante comum em Mato Grosso do Sul, podendo ser encontrada na zona rural e em áreas urbanas também. Este das imagens eu registrei em Campo Grande/MS no Parque das Nações Indígenas. Um detalhe interessante é que, dependendo do local onde ele está, o marrom do encontro das asas, que dá o nome popular da espécie, fica mais claro chegando a ser amarelo. Este da imagem está mais forte e laranjado.
Guaxe - Red-rumped Cacique (Cacicus haemorrhous)
Comum aqui em Mato Grosso do Sul é também conhecido por "Guaxo", pode ser avistado em destinos do bioma Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. O maior volume de registros está na Serra da Bodoquena, onde está situado o município turístico de Bonito. Este da imagem eu registrei em Aquidauana/MS, na Estrada Parque Piraputanga.
Tecelão - Golden-winged Cacique (Cacicus chrysopterus)
Não é muito comum de ser avistado, porém, fora da Mata Atlântica e Pampa onde tem o maior volume de registros desta ave, tendo como base o Wikiaves, só tem registro no Mato Grosso do Sul nas regiões do Pantanal, Serra da Bodoquena e Chaco. A primeira imagem é mais recente e fiz em Porto Murtinho/MS, na região onde se tem a porção do Bioma Chaco Paraguaio em país. A segunda foi em Nioaque/MS, na beira do rio que tem o mesmo nome da cidade.
Iraúna de Bico Branco - Solitary Black Cacique (Procacicus solitarius)
Registrei somente duas vezes esta espécie e, as duas na região do pantanal sul-mato-grossense na Estrada Parque Pantanal Sul.
Japu - Crested Oropendola (Psarocolius decumanus)
O Japu é uma ave muito bonita encontrada em diversos estados brasileiros e, aqui no Mato Grosso do Sul, o maior volume de avistamento e registros dela é na região pantaneira, na Serra da Bodoquena e também no Chaco, em Porto Murtinho/MS. Esta ave da primeira imagem eu registrei na "Fazenda Primavera" em Bodoquena/MS e a segunda foi na Estrada Parque Pantanal Sul no "Passo do Lontra".
sexta-feira, 25 de outubro de 2019
Maracanã do Buriti - Red-bellied Macaw (Orthopsittaca manilatus)
Também conhecida como "Maracanã de Cara Amarela", é comum observamos ela em Campo Grande/MS, tanto na zona rural como na urbana. Nidifica nos arredores da Capital num dos hotspots de observação de aves daqui chamado "Buritizal", onde é possível observar bandos delas voando em volta dos buritis e pousando em ninhos e árvores. Estas imagens acima eu fiz neste local.
Maracanã Verdadeira - Blue-winged Macaw (Primolius maracana)
Esta é uma ave considerada rara ou escassa em nosso território e, realmente não é muito fácil de encontrá-la. Esta foto do registro eu fiz na Fazenda Primavera em Bodoquena/MS. Também já registrei ela em Alcinópolis/MS, dentro da área urbana da cidade e no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI).
Maracanã Pequena - Red-shouldered Macaw (Diopsittaca nobilis)
Comum em Mato Grosso do Sul, é também conhecida como "Arara Nanica" e "Maracanã Nobre". Em Campo Grande/MS é comum registrá-las em área urbana. Gostam de goiabeiras, então são frequentadoras do Parque das Nações Indígenas, onde fiz os registros acima.
Aratinga de Testa Azul - Blue-crowned Parakeet (Thectocercus acuticaudatus)
Esta ave é muito bonita e também é conhecida pelo nome de "Periquitão de Testa Azul". Comum na região do Pantanal, Chaco e Serra da Bodoquena. Essa da primeira imagem eu registrei em Aquidauana/MS, na Fazenda Baia Bonita e, a segunda, registrei em Porto Murtinho/MS no dique.
Periquitão - White-eyed Parakeet (Psittacara leucophthalmus)
Comum em Mato Grosso do Sul, porém em uma época do ano, no primeiro semestre, vemos ela com maior volume. Em Campo Grande/MS é corriqueiro ver casais e pequenos bandos voando na área urbana e, igual a maioria dos psitacídeos, quando voa vocaliza bastante, dando ao observador tempo de se preparar para observar sua chegada.
Periquito de Cabeça Preta - Nanday Parakeet (Aratinga nenday)
Também conhecido como "Príncipe Negro", esta ave só tem registro em três estados brasileiros e, o maior volume de registros está em Mato Grosso do Sul, onde é facilmente encontrada nas regiões do Pantanal, Chaco e Serra da Bodoquena. Costuma esta em bando numerosos, em especial quando o local tem comida abundante. Geralmente, também forma bandos mistos com o Periquito Rei. As três primeiras imagens foram feitas em Miranda/MS, no "Arrozal" e, a ultima do jovem no ninho, fiz em Porto Murtinho/MS, no "Dique" que envolve a cidade.
Assinar:
Postagens (Atom)