Os furnarídeos são aves muito bela, não são muito coloridas, apresentam sempre nunces da cor marrom-avermelhada por todo corpo, sendo mais forte na parte superior do corpo da ave e asas. Da garganta ao uropígio, geralmente é mais pálido em algumas espécies. O detalhe em algumas espécies desta família são olhos, geralmente de coloração viva e destacando o olhar da ave. O Fura-barreira é um ave comum em Mato Grosso do Sul, porém, não é muito fácil de ser registrada, pois vive escondida na mata ciliar ou bordas de matas úmidas. Estes das imagens eu registrei em Campo Grande/MS.
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
Casaca-de-couro-de-crista-cinza - Rufous Cacholote (Pseudoseisura unirufa)
Os furnarídeos são aves muito bela, não são muito coloridas, apresentam sempre nunces da cor marrom-avermelhada por todo corpo, sendo mais forte na parte superior do corpo da ave e asas. Da garganta ao uropígio, geralmente é mais pálido em algumas espécies. O detalhe em algumas espécies desta família são olhos, geralmente de coloração viva e destacando o olhar da ave. O casaca de couro de crista cinza é bem comum na região pantaneira de Mato Grosso do Sul. Este das imagens eu registrei na Estrada Parque Pantanal Sul, no "Passo do Lontra".
Graveteiro - Greater Thornbird (Phacellodomus ruber)
Os furnarídeos são aves muito bela, não são muito coloridas, apresentam sempre nunces da cor marrom-avermelhada por todo corpo, sendo mais forte na parte superior do corpo da ave e asas. Da garganta ao uropígio, geralmente é mais pálido em algumas espécies. O detalhe em algumas espécies desta família são olhos, geralmente de coloração viva e destacando o olhar da ave. Este é caso do Graveteiro, ave bastante comum em Mato Grosso do Sul e que pode ser encontrado, principalmente, próximo de regiões úmidas, com brejos, lagos e cursos d'água. Estes das imagens eu registrei o primeiro em Campo Grande/MS, o segundo em Terenos/MS e o terceiro, pousado sobre o ninho que faz entrelaçando gravetos, foi registrado no Porto Geral em Corumbá/MS.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
João-grilo - Cinereous-breasted (Synallaxis hypospodia)
Os Synallaxis são muito parecidos, diferem um do outro pelo canto e nuance de cores, porem, a cor predominante neles é o morro-avermelhado, que também é contante em toda família dos Furnarídeos. O João-grilo é facilmente encontrado no Cerrado, em especial em Campos Úmidos, pois gosta de ficar perto da água entre as galhadas dos arbustos. Este das imagens, o da primeira e da segunda é a mesma ave, feita em Terenos/MS e, o da terceira eu registrei no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema em Jateí/MS.
Uí-pi - Pale-breasted Spinetail (Synallaxis albescens)
Os Synallaxis são muito parecidos, diferem um do outro pelo canto e nuance de cores, porem, a cor predominante neles é o morro-avermelhado, que também é contante em toda família dos Furnarídeos. O Uí-pi é comum em Mato Grosso do Sul, em especial em áreas de Cerrado, nos Campos Limpos e Campos sujos são mais prováveis de serem encontrados. Este das imagens, a primeira e a terceira são a mesma ave que registrei em Alcinópolis/MS e a segunda em Campo Grande/MS.
Petrim - Sooty-fronted Spinetail (Synallaxis frontalis Pelzeln)
Os Synallaxis são muito parecidos, diferem um do outro pelo canto e nuance de cores, porem, a cor predominante neles é o morro-avermelhado, que também é contante em toda família dos Furnarídeos. O Petrim é um furnarídeo bem comum aqui em Mato Grosso do Sul, seu canto é inconfundível, fica repetindo '...ptrim, ptrim, ptrim....". Este da imagem eu registrei em Campo Grande/MS.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
Tico-tico - Rufous-collared Sparrow (Zonotrichia capensis)
Este é o Tico-tico, comum em alguns lugares de Mato Grosso do Sul, a bibliografia indica que é uma ave escassa, e realmente não é fácil de encontrá-la em alguns lugares onde antes era comum, como por exemplo Campo Grande/MS, onde já ouvi relatos de pessoas antigas que era comum avistá-los pela cidade. Este das imagens eu registrei em Porto Murtinho/MS, onde é bem comum. Ele possui uma coroa que as vezes levanta, como é possível ver no vídeo que também foi gravado em Porto Murtinho, as margens do Rio Paraguai.
Tico-tico-rei - Red-crested Finch (Coryphospingus cucullatus)
Esta ave é muito bonita. Comum em Mato Grosso do Sul, é possível encontrá-la no entorno das cidades, em áreas rurais e de cerrado. O macho possui uma coroa vermelha que, quando está levantada deixa esta ave mais imponente e a fêmea não tem coroa e sua cor é um vermelho pardo. Também é conhecido como Sangue-de-boi, Sangrinho, Tico-tico-fogo e Tira-fogo. Estes das imagens registrei em Campo Grande/MS.
Saíra-beija-flor - Red-legged Honeycreeper (Cyanerpes cyaneus)
Esta é uma saíra de extrema beleza e comum aqui no Mato Grosso do Sul. Estas das imagens eu registrei em Campo Grande/MS. A de corpo azul é o macho e a verde a fêmea.
quarta-feira, 8 de janeiro de 2020
Suiriri-pequeno - Yellow-browed Tyrant (Satrapa icterophrys)
Ave possível de ser encontrada em Mato Grosso do Sul, porém, não é muito fácil achá-la. Este da imagem eu registrei em Terenos/MS.
Suiriri-de-garganta-rajada - Sulphury Flycatcher (Tyrannopsis sulphurea)
Ave não muito comum em Mato Grosso do Sul, possuindo alguns registros em poucos destinos de do Estado. Este da imagem eu registrei em Campo Grande/MS, onde ele costuma aparecer com mais frequência. O local mais apropriado para encontrá-lo são os buritizais em região úmida.
Suiriri-cinzento - Suiriri Flycatcher (Suiriri suiriri)
Esta ave é possível de ser avistada em Mato Grosso do Sul, porém, não é muito comum. A primeira imagem eu fiz em Campo Grande/MS na região da Lagoa Nova e, a segunda em Brasília/DF.
Suiriri-cavaleiro - Cattle Tyrant (Machetornis rixosa)
Suiriri-de-garganta-branca - White-throated Kingbird (Tyrannus albogularis)
Esta ave aparece na segunda metade do ano em Mato Grosso do Sul e pode ser registrada em diversos locais, inclusive em áreas urbanas. Estes das imagens registrei no Parque Estadual do Prosa e no Parque das Nações Indígenas respectivamente.
Suiriri - Tropical Kingbird (Tyrannus melancholicus)
Ave bastante comum em todo Mato Grosso do Sul, encontrada em áreas urbanas e rurais em todos os municípios em biomas do Estado. No Pantanal é conhecido com "Siriri", que é o som de sua vocalização. Estes registros foram feitos em Campo Grande/MS.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2020
Pipira-vermelha - Silver-beaked Tanager (Ramphocelus carbo)
Comum de ser observada nas regiões de Cerrado e Pantanal em Mato Grosso do Sul, esta é, na minha opinião a mais bonitas das pipiras. A da primeira imagem foi registrada em Alcinópolis/MS no Parque Estadual das Nascentes dos Rio Taquari e a segunda, que apresenta um indivíduo adulto com alguma espécie de mutação que acredito ser Flavismo, foi registada em Rio Negro/MS.
Pipira-da-taoca - Gray-headed Tanager (Eucometis penicillata)
Esta ave eu registrei no Parque da Nações Indígenas em Campo Grande/MS. Existem registros em diversos destinos do Cerrado e da região pantaneira em Mato Grosso do Sul.
Pipira-preta - White-lined Tanager (Tachyphonus rufus)
Esta ave é bastante comum na região de cerrado e pantanal em Mato Grosso do Sul. O macho é todo preto e a fêmea marrom. Estes das imagens foram registrados em Bodoquena/MS.
Trinca-ferro - Green-winged Saltator (Saltator similis)
Esta ave tem um canto muito bonito. É comum em Mato Grosso do Sul, porém, dá um pouco de trabalho para encontrá-la. Estes das imagens foram registrados em Campo Grande/MS.
Sabiá-gongá - Grayish Saltator (Saltator coerulescens)
Ave com boa distribuição em Mato Grosso do Sul. Estes da imagens eu registre nas regiões pantaneira e da Serra da Bodoquena.
Batuqueiro - Black-throated Saltator (Saltatricula atricollis)
Ave de Cerrado, bastante comum em Mato Grosso do Sul, costuma frequentar campos sujos onde se mostra no topo dos arbustos. É também conhecido como "Bico-de-pimenta" por aqui. É relativamente fácil de ser avistado, porém, tem que procurar um pouco. Estes das imagens eu registre em Campo Grande/MS em dois locais de observação de aves, a Região da Lagoa Nova e a Chácara dos Poderes.
Assinar:
Postagens (Atom)