sábado, 23 de março de 2024

Sucuri-amarela no Pantanal Sul-mato-grossense


 Em visita ao Pantanal Sul-mato-grossense no ano passado, fizemos um visita de barco pelo Canal do Tamengo, que liga a baía de Cáceres, em território boliviano, com a margem direita do rio Paraguai, no município de Corumbá. Estávamos Edson Moroni (@edson_moroni ), José Lucas (@pulsatrixbirdwatching ), nosso guia Maninho e eu. 


Buscávamos encontrar os maçaricos migrantes que dão uma paradinha por ali durante suas viagens migratórias e sempre é possível encontrar coisas novas. Quem nos deu a dica foi o Gabriel   da @icterus.ecoturismo. 

A atividade fazia parte do "I Aviturismo: um horizonte de eventos”, em que a FUNDTUR ( @fundtur.ms ), junto com a Joicetur ( @joicetur ), Avistar Brasil ( @avistar ), Instituto Homem Pantaneiro e da Icterus Ecoturismo, deu apoio ao encontro idealizado e coordenado pelo Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo (@institutomamede ).

Seguimos por toda extensão do Tamengo até bem próximo da fronteira com a Bolívia e iniciamos nossa volta. No caminho, vinhamos registrando os biguás, garças, trinta-réis, talha-mares, marrecas, maçaricos e outras espécies de aves estavam pousadas e se alimentando nas margens do canal, quando de repente, nosso guia Maninho falou e voz alta: -olha a Sucuri-amarela (Eunectes notaeus), ali na margem tentando comer um Armau (Pterodoras granulosus); um peixe com aspectos pré-históricos que, pela aparência já havia morrido há alguns dias. 

Foi um momento bem especial estar diante dela que, quando aproximamos o barco, ergueu a cabeça e começou a tirar a língua para fora, que é uma forma que as cobras tem de captar e sentir os cheiros através das partículas do ar. Fizemos alguns registros fotográficos do bicho em seu habitat natural e fomos embora!

🐍 SUCURI-AMARELA 
🌎 Corumbá/MS/BR
🗓️ 2023
📌 Canal do Tamengo 
🌱 Bioma Pantanal 

@visitmsoficial @ebird.brasil @wikiaves_oficial @avesdobrasil_br @cornellbirds @savebrasil @team_ebird @brazillian_birds @icmbio.cemave @meumsquerido

#geanmerighi_wildlife #msbirdingbrasil #brasilbirdwatching #asbelezasdenossoquintal #istoématogrossodosul #ebirdbrasil #ebird #avesdobrasil_br #bringbirdsback #biodiversity #biodiversidade #avesdobrasiloficial

sexta-feira, 22 de março de 2024

Suindara (Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhems-PEVRI)


Na minha primeira visita ao Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhems-PEVRI, esta linda Coruja-de-igreja, mais conhecida como Suindara, foi um dos meus lifers da viagem. Dione ( @sales.dione ), um dos guardas-parques de lá e especialista em observação de Aves, foi quem me guiou até esta lindeza. 

O PEVRI ( @p_e_varzeas_do_rio_ivinhema ), é um importante hotspot de Aviturismo de Mato Grosso do Sul, possuindo registro de aproximadamente 400 espécies de aves, que convivem em um lugar de beleza cênica sem igual.

Reginaldo ( @avespevri ), Chefe do Parque, também é observador de aves e, assim como Dione, divulga as aves do PEVRI em seu Instagram. Vale muito uma visita, quem sabe este post pode fazer com a que o PEVRI seja "O SEU PRÓXIMO DESTINO DE VIAGEM"!

🦅 SUINDARA
🌎 Jateí/MS/BR
🗓️ 2018
📌 PEVRI
🌱 Bioma Mata Atlântica

@visitmsoficial @ebird.brasil @wikiaves_oficial @avesdobrasil_br @cornellbirds @savebrasil @team_ebird @brazillian_birds @icmbio.cemave @meumsquerido

#geanmerighi_wildlife #msbirdingbrasil #brasilbirdwatching #asbelezasdenossoquintal #istoématogrossodosul #ebirdbrasil #ebird #avesdobrasil_br #bringbirdsback #biodiversity #biodiversidade #avesdobrasiloficial

 

quarta-feira, 20 de março de 2024

Os Periquitos no Pindó


Na entrada do Parque das Nações Indígenas (Portal Guarani), aqui em Campo Grande/MS, tem um pé de Coqueiro-pindó (Syagrus romanzoffiana), também conhecido como Jerivá, é uma palmeira originária da Mata Atlântica, porém, também encontrada em outros ecossistemas e biomas como o Cerrado. 

Esses coquinhos verdes, são os frutos dessa palmeira e por aqui são chamados de “pindó”. Quando amadurecem ficam amarelos e têm um sabor agradável, já vi alguns amigos meus se deliciarem com eles.

Esses frutos também fazem a alegria dos psitacídeos, em especial os periquitos e maracanãs, que, quando os pindós estão maduros, fazem parada obrigatória nessa árvore do parque para um lanchinho rápido. 

Quando posso fico um tempo observando no fim da tarde quando saio do trabalho e é bem divertido, pois tem momentos que mais de dez periquitos estão no mesmo cacho e, vez ou outra, sai umas brigas bem engraçadas entre eles, na maioria das vezes porque dois deles se interessaram pelo mesmo coquinho em um cacho que certamente tem mais de 300 a disposição deles. 

🦅 PERIQUITO-DE-ENCONTRO-AMARELO
🌎 Campo Grande/MS/BR
🗓️ 2024
📌 PNI
🌱 Bioma Cerrado

@visitmsoficial @ebird.brasil @wikiaves_oficial @avesdobrasil_br @cornellbirds @savebrasil @team_ebird @brazillian_birds @icmbio.cemave
#geanmerighi_wildlife #msbirdingbrasil #brasilbirdwatching #asbelezasdenossoquintal #istoématogrossodosul #ebirdbrasil #ebird #avesdobrasil_br #bringbirdsback #biodiversity #biodiversidade #avesdobrasiloficial


 

quarta-feira, 13 de março de 2024

Em Campo Grande/MS, um Drive Thru quer se tornar um Hotspot de Aviturismo.

        Está semana fomos convidados para conhecer um local muito interessante e agradável aqui em Campo Grande no Mato Grosso do Sul. Trata-se de um espaço público localizado no bairro Jardim Seminário, área urbana da cidade, chamado Drive Thru Ecoplantar (@ecoplantarltda),  situado especificamente no canteiro central da Av. Pref. Heráclito Diniz de Figueiredo na altura do n.º 1033, a qual mais a frente se torna a Av. Ernesto Geisel, popularmente conhecida com "Norte e Sul".


        O local foi concedido a um casal, Marcos e Marina, para desenvolvem atividades em prol da restauração, conservação e educação ambiental, bem como da sustentabilidade da área, onde em conjunto com poucos funcionários e valiosos voluntários, fazem a retirada de espécies exóticas (Leucena), e fazem plantio de árvores nativas e frutíferas ao longo da margem do Córrego Segredo, que corre pelo meio do canteiro central de quase toda a extensão da avenida, até que na altura do Horto Florestal de Campo Grande, este se encontra com o Córrego Prosa e juntos formam o Rio Anhanduí que segue pelo restante da extensão da Norte e Sul.

    Para restauração do ambiente, eles utilizam o Sistema de Agroflorestal e, pela configuração do espaço que facilita de entrada e saída de veículos por portões diferentes,  de forma inovadora, o casal criou o Drive Thru, onde as pessoas da cidade que separam o lixo podem entrar com seu veículo, depositar seu lixo na recinto adequado ao tipo de material e seguir. O nome do local é  e é administrado pela @solonmarina e seu esposo.

 

        Marcos e Marina têm interesse em fazer do Ecoplantar um hotspot para observação de aves, pois, como Marcos ressalta: "aqui no inicio não tinha árvores e quando chegamos só encontramos um pequeno bando de Quero-quero, plantamos a primeira muda, um Ipê, e agora com o trabalho de restauração ambiental, já temos um ambiente com árvores e uma diversidade de aves bem maior, acredito que tenha umas 50 espécie por aqui"

        No dia 07 de março fomos lá, Moroni (@edson_moroni) e eu, fazer uma visita técnica e conhecer o local. Andamos pela trilha que margeia o córrego e podemos notar o grande potencial que lá existe. Também conhecemos as áreas de plantio e restauração, bem como a infraestrutura implantada por lá. Durante a caminhada, paramos e colocamos alguns playbacks para conhecer as aves que lá convivem e, dentre as que apareceram, havia uma espécie de Chorozinho que me chamou atenção, pois achei que tinha algumas diferenças da espécies encontrada mais frequência por aqui, que é o Chorozinho-de-bico-comprido (Herpsilochmus longirostris)*.


        Não perdi tempo e coloquei o playback do Chorozinho-de-chapéu-preto (Herpsilochmus atricapillus), que acordo com a literatura, também poderia existir por aqui, porém, bem mais raro de se encontrar. Para se ter uma ideia, na plataforma WikiAves, esta espécie só possuía registro em 4 municípios do estado, diferente do seu primo já mencionado, que já foi registrado em mais de 20 municípios em Mato Grosso do Sul. Quando ouviu a reprodução da vocalização, a pequena ave voo de encontro ao som, o que meu deixou mais interessado em registrá-lo, porém, naquela data não consegui um registro adequando, somente uma foto que mostrava a metade a asa e o rabo, partes muito semelhantes nas duas espécies.

        No domingo, 10 de março, convidei meu filho Lauro Gabriel (@laurogm01) para passarinhar e fomos até Rochedinho, um distrito da Capital que fica cerca de 25 km do centro da cidade. Por não vimos muita coisa, porém, tivemos a oportunidade de conversar bastante e tomar um Tereré gelado, pois aqui está fazendo muito calor. No retorno resolvi passar em frente ao Drive Thru, onde parei e resolvi colocar novamente o Playback do H. atricapillus. Não demorou muito tempo a ave respondeu e apareceu por menos de um minuto, o que foi o bastante para eu conseguir um registro melhor. Fiquei muito feliz em encontrar esta espécie aqui em Campo Grande, a meu ver, isso demostra que a preocupação com a conservação da natureza, faz com que a biodiversidade de aves, animais, insetos, dentre outros, aumentem e promovam de forma sistêmica a manutenção da vida nos ecossistemas. Além desta espécie,  registramos outras bem legais para um local dentro da cidade, situado no canteiro central de uma das mais movimentadas avenidas da cidade:

  



🦅 SURUCUÁ-DE-BARRIGA-VERMELHA (Macho)
🦅 SURUCUÁ-DE-BARRIGA-VERMELHA (Fêmea)
🦅 MARIA-CAVALEIRA-DE-RABO-ENFERRUJADO
🦅 CHOROZINHO-DE-CHAPÉU-PRETO

🌎 Campo Grande/MS/BR
🗓️ 2024
🌱 Bioma Cerrado

Lauro Gabriel e eu na praça em frente ao Drive Thru Ecoplantar
10/03/2024


*Conheça o Chorozinho-de-bico-comprido:
https://geanmerighiwildlifephotography.blogspot.com/search?q=chorozinho


@visitmsoficial @ebird.brasil @wikiaves_oficial @avesdobrasil_br @cornellbirds @savebrasil @team_ebird @brazillian_birds @icmbio.cemave #geanmerighi_wildlife #msbirdingbrasil #brasilbirdwatching #asbelezasdenossoquintal #istoématogrossodosul #ebirdbrasil #ebird #avesdobrasil_br #bringbirdsback #biodiversity #biodiversidade #avesdobrasiloficial

sábado, 9 de março de 2024

Campo Grande/MS: A Capital do Turismo de Observação de Aves


Campo Grande é a Capital do Estado de Mato Grosso do Sul, também conhecida como a Capital do Turismo de Observação de Aves e, carinhosamente apelidada de Cidade Morena. 

Repleta de ruas largas e bastante arborizadas, a cidade conta, em sua área urbana, com dois Parques Estaduais (UCs), vários Centros de Educação Ambientais e Parques Verdes de Lazer, que proporciona a comunidade e visitantes, momentos de alegria em família e interação com a natureza.

Aqui a Arara-canindé é a Ave Símbolo da cidade! Venha conhecer e fazer Aviturismo em Campo Grande!

🦅 ARARA-CANINDÉ 
🌎 Campo Grande/MS/BR
🗓️ 2024
📌 Centro
🌱 Bioma Cerrado

@visitmsoficial @ebird.brasil @wikiaves_oficial @avesdobrasil_br @cornellbirds @savebrasil @team_ebird @brazillian_birds @icmbio.cemave 
#geanmerighi_wildlife #msbirdingbrasil #brasilbirdwatching #asbelezasdenossoquintal #istoématogrossodosul #ebirdbrasil #ebird #avesdobrasil_br #bringbirdsback #biodiversity #biodiversidade #avesdobrasiloficial



 

terça-feira, 5 de março de 2024

BEIJA-FLOR-TESOURA-VERDE NO PARQUE DAS NAÇÕES INDÍGENAS EM CAMPO GRANDE-MS

 


Hoje ao chegar no trabalho, ouvi um beija-flor em um pé hibisco. Me aproximei e fiquei aguardando seu retorno, porque é normal eles se alimentarem e depois pararem um tempo pousado para sua frequência cardíaca desacelerar, visto que fazem um esforço enorme batendo as asas para pairar em frente as flores que se alimentam. Ele voltou e me proporcionou este belo registro.

🐥 BEIJA-FLOR-TESOURA-VERDE
🌎 Campo Grande/MS/BR
🗓️ 2024
📌 PNI
🌱 Bioma Cerrado



@visitmsoficial @ebird.brasil @wikiaves_oficial @avesdobrasil_br @cornellbirds @savebrasil @team_ebird @brazillian_birds @icmbio.cemave
#geanmerighi_wildlife #msbirdingbrasil #brasilbirdwatching #asbelezasdenossoquintal #istoématogrossodosul #ebirdbrasil #ebird #avesdobrasil_br #bringbirdsback #biodiversity #biodiversidade #avesdobrasil