sábado, 23 de março de 2024
Sucuri-amarela no Pantanal Sul-mato-grossense
sexta-feira, 22 de março de 2024
Suindara (Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhems-PEVRI)
quarta-feira, 20 de março de 2024
Os Periquitos no Pindó
quarta-feira, 13 de março de 2024
Em Campo Grande/MS, um Drive Thru quer se tornar um Hotspot de Aviturismo.
Está semana fomos convidados para conhecer um local muito interessante e agradável aqui em Campo Grande no Mato Grosso do Sul. Trata-se de um espaço público localizado no bairro Jardim Seminário, área urbana da cidade, chamado Drive Thru Ecoplantar (@ecoplantarltda), situado especificamente no canteiro central da Av. Pref. Heráclito Diniz de Figueiredo na altura do n.º 1033, a qual mais a frente se torna a Av. Ernesto Geisel, popularmente conhecida com "Norte e Sul".
O local foi concedido a um casal, Marcos e Marina, para desenvolvem atividades em prol da restauração, conservação e educação ambiental, bem como da sustentabilidade da área, onde em conjunto com poucos funcionários e valiosos voluntários, fazem a retirada de espécies exóticas (Leucena), e fazem plantio de árvores nativas e frutíferas ao longo da margem do Córrego Segredo, que corre pelo meio do canteiro central de quase toda a extensão da avenida, até que na altura do Horto Florestal de Campo Grande, este se encontra com o Córrego Prosa e juntos formam o Rio Anhanduí que segue pelo restante da extensão da Norte e Sul.
Para restauração do ambiente, eles utilizam o Sistema de Agroflorestal e, pela configuração do espaço que facilita de entrada e saída de veículos por portões diferentes, de forma inovadora, o casal criou o Drive Thru, onde as pessoas da cidade que separam o lixo podem entrar com seu veículo, depositar seu lixo na recinto adequado ao tipo de material e seguir. O nome do local é e é administrado pela @solonmarina e seu esposo.
Marcos e Marina têm interesse em fazer do Ecoplantar um hotspot para observação de aves, pois, como Marcos ressalta: "aqui no inicio não tinha árvores e quando chegamos só encontramos um pequeno bando de Quero-quero, plantamos a primeira muda, um Ipê, e agora com o trabalho de restauração ambiental, já temos um ambiente com árvores e uma diversidade de aves bem maior, acredito que tenha umas 50 espécie por aqui".
No dia 07 de março fomos lá, Moroni (@edson_moroni) e eu, fazer uma visita técnica e conhecer o local. Andamos pela trilha que margeia o córrego e podemos notar o grande potencial que lá existe. Também conhecemos as áreas de plantio e restauração, bem como a infraestrutura implantada por lá. Durante a caminhada, paramos e colocamos alguns playbacks para conhecer as aves que lá convivem e, dentre as que apareceram, havia uma espécie de Chorozinho que me chamou atenção, pois achei que tinha algumas diferenças da espécies encontrada mais frequência por aqui, que é o Chorozinho-de-bico-comprido (Herpsilochmus longirostris)*.
Não perdi tempo e coloquei o playback do Chorozinho-de-chapéu-preto (Herpsilochmus atricapillus), que acordo com a literatura, também poderia existir por aqui, porém, bem mais raro de se encontrar. Para se ter uma ideia, na plataforma WikiAves, esta espécie só possuía registro em 4 municípios do estado, diferente do seu primo já mencionado, que já foi registrado em mais de 20 municípios em Mato Grosso do Sul. Quando ouviu a reprodução da vocalização, a pequena ave voo de encontro ao som, o que meu deixou mais interessado em registrá-lo, porém, naquela data não consegui um registro adequando, somente uma foto que mostrava a metade a asa e o rabo, partes muito semelhantes nas duas espécies.
No domingo, 10 de março, convidei meu filho Lauro Gabriel (@laurogm01) para passarinhar e fomos até Rochedinho, um distrito da Capital que fica cerca de 25 km do centro da cidade. Por não vimos muita coisa, porém, tivemos a oportunidade de conversar bastante e tomar um Tereré gelado, pois aqui está fazendo muito calor. No retorno resolvi passar em frente ao Drive Thru, onde parei e resolvi colocar novamente o Playback do H. atricapillus. Não demorou muito tempo a ave respondeu e apareceu por menos de um minuto, o que foi o bastante para eu conseguir um registro melhor. Fiquei muito feliz em encontrar esta espécie aqui em Campo Grande, a meu ver, isso demostra que a preocupação com a conservação da natureza, faz com que a biodiversidade de aves, animais, insetos, dentre outros, aumentem e promovam de forma sistêmica a manutenção da vida nos ecossistemas. Além desta espécie, registramos outras bem legais para um local dentro da cidade, situado no canteiro central de uma das mais movimentadas avenidas da cidade:
sábado, 9 de março de 2024
Campo Grande/MS: A Capital do Turismo de Observação de Aves
terça-feira, 5 de março de 2024
BEIJA-FLOR-TESOURA-VERDE NO PARQUE DAS NAÇÕES INDÍGENAS EM CAMPO GRANDE-MS
🐥 BEIJA-FLOR-TESOURA-VERDE
🌎 Campo Grande/MS/BR
🗓️ 2024
📌 PNI
🌱 Bioma Cerrado
@visitmsoficial @ebird.brasil @wikiaves_oficial @avesdobrasil_br @cornellbirds @savebrasil @team_ebird @brazillian_birds @icmbio.cemave
#geanmerighi_wildlife #msbirdingbrasil #brasilbirdwatching #asbelezasdenossoquintal #istoématogrossodosul #ebirdbrasil #ebird #avesdobrasil_br #bringbirdsback #biodiversity #biodiversidade #avesdobrasil