quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Saíra de Papo Preto - Guira Tanager (Hemithraupis guira)



As saíras sempre apresentam dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea possuem diferença de características físicas. Esta não é uma espécie muito comum, porém, existem bastante registros dela no Mato Grosso do Sul. Estas das imagens, a primeira um macho e a segunda uma fêmea, eu registrei em Campo Grande/MS na região da "Lagoa Nova".

Saíra de Chapéu Preto - Hooded Tanager (Nemosia pileata)


 

As saíras sempre apresentam dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea possuem diferença de características físicas. Ave comum em Mato Grosso do Sul, costuma estar em bandos pequenos e até mesmo mistos, entre outras espécies de saíras e saís. Estes da primeira e da segunda imagem é um macho e a fêmea na terceira imagem. Todos os registros foram feitos no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande/MS

Saíra Amarela - Burnished-buff Tanager (Tangara cayana)



As saíras sempre apresentam dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea possuem diferença de características físicas. A Saíra-amarela é comum em Mato Grosso do Sul podendo ser encontrada em áreas verdes conservadas, inclusive dentro dos centros urbanos. Estas das imagens, um macho na primeira e uma fêmea na segunda, eu registrei em Campo Grande/MS no Parque das Nações Indígenas. 

Cavalaria - Yellow-billed Cardinal (Paroaria capitata)


Bastante comum no Pantanal Sul-mato-grossense, é um pássaro muito bonito e frequentar de comedouros. Aqui no Pantanal é conhecido como "Galo-de-campina" e "Joaninha". Esta da imagem eu registrei na Fazenda Baia Bonita em Aquidauana/MS.

Cardeal - Red-crested Cardinal (Paroaria coronata)


 

Ave muito comum no Pantanal Sul-mato-grossense, também podendo ser encontrada na região do Chaco. Já registrei uma vez um em Campo Grande/MS no Parque das Nações Indígenas, porém, acredito tratar-se de soltura ou ele escapou do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, que fica situado ao lado do parque. O da primeira imagem eu registrei em Porto Murtinho/MS, o da segunda em Corumbá/MS na Estrada Parque Pantanal Sul e o derradeiro em Miranda/MS.

Cigarra do Campo - White-banded Tanager (Neothraupis fasciata)




Registrei um jovem desta espécie em 2014 em Campo Grande/MS e depois só em 2018 registrei novamente a espécie aqui. É uma espécie de Cerrado, com poucos registros em Mato Grosso do Sul, mais provável de ser avistada no final do segundo semestre e no início do primeiro. As da primeira e segunda imagens são adultos e a derradeira imagem o jovem que falei. Todas foram feitas no mesmo local, na Chácara dos Poderes em Campo Grande/MS.

Saíra Viúva - Fawn-breasted Tanager (Pipraeidea melanonota)


Não é muito comum em Mato Grosso do Sul, porém tem registros em alguns municípios. Esta da imagem eu registrei em Campo Grande/MS no Parque das Nações Indígenas.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Gralha do Pantanal - Purplish Jay (Cyanocorax cyanomelas)



Como o próprio nome já diz, é mais comum de encontrá-las na região pantaneira, porém, existe registro em diversos outros locais do estado, nos destinos situados nos biomas Cerrado, Chaco e Mata Atlântica, aceto na região leste. Estas das imagens, a primeira foi feita na Fazenda Primavera em Bodoquena/MS e a segunda na BR 419 em Rio Verde do MT/MS.

Gralha do Campo - Curl-crested Jay (Cyanocorax cristatellus)


Gosto muito das gralhas, são barulhentas, de porte médio e topetudas. Esta gralha é comum aqui no Mato Grosso do Sul e pode ser encontrada em todos os destinos de birding do Estado. Esta da imagem eu fiz em Costa Rica/MS no Parque Nacional das Emas.

Gralha Picaça - Plush-crested Jay (Cyanocorax chrysops)



Ave comum em Mato Grosso do Sul, esta gralha apresenta detalhes coloridos na sobrancelha e o olho amarelo ouro, o que a deixa muito bonita. Estada da imagem a primeira eu fiz em Tupi Paulista/SP e a segunda na Estância Mimosa em Bonito/MS.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Sanhaçu de Fogo - Hepatic Tanager (Piranga flava)


Ave de extrema beleza e, no caso do macho, de uma coloração vermelha que lembra as chamas, por isso seu nome. A fêmea é toda amarelo-canário, também muito linda. Busquei por bastante tempo meu encontro com esta ave, em especial na cidade de Campo Grande/MS, onde tem pouquíssimos registros desta espécie. Entretanto, foi em Alcinópolis/MS, no Parque Natural Municipal Templo dos Pilares que eu tive a sorte de encontrá-la e poder fazer o registro deste macho da imagem. Infelizmente ainda não registrei a fêmea, mas quem sabe eu encontre ela aqui na Capital. 

Sanhaçu do Coqueiro - Palm Tanager (Tangara palmarum)



Comum em Mato Grosso do Sul, esta ave pode ser encontrada em todos os destinos de birding do Estado. Esta da imagem eu registrei em Campo Grande/MS no Parque das Nações Indígenas. Me parece que é o maior dos sanhaçus e é bastante fotogênico, proporcionando imagens muito bonitas.

Sanhaçu Cinzento - Sayaca Tanager (Tangara sayaca)


Ave muito comum em Mato Grosso do Sul. No Paraguai, esta ave tem duas lendas muito bonitas que conta sua origem, são semelhantes, porém com detalhes diferentes, em especial na forma de como o indiozinho guarani, que gostava muito das aves e de laranja, falece. Em uma delas ele falece por cair de uma árvore ao assustar-se quando viu sua mãe chegando e na outra, ele é morto pelas picadas das formigas. Entretanto, nas duas ele, após morrer, se transforma nesta ave, o Sanhaçu-cinzento, que no Paraguai é chamado de "Chogui". Tem uma música, uma polca, que foi feita contando a história desta lenda:

PAJARO CHOGÜÍ
Letra: Guillermo "Indio Pitaguá" Breer.

Cuenta la leyenda que en un árbol
se encontraba encaramado un indiecito guaraní,
que sobresaltado por un grito de su madre
perdió apoyo, y cayéndose murió.
Y que entre los brazos maternales
por extraño sortilegio en chogüí se convirtió.

Chogüí, chogüí, chogüí, chogüí,
cantando está, mirando allá,
mirando acá, volando se alejó.
Chogüí, chogüí, chogüí, chogüí,
que lindo va, que lindo es
perdiéndose en cielo guaraní.

Y desde aquel día se recuerda al indiecito
cuando se oye como un eco a los chogüí,
ese canto alegre y bullanguero
del gracioso naranjero que repica en su cantar.
Salta y picotea las naranjas,
que es su fruta preferida, repitiendo sin cesar.

Chogüí, chogüí, chogüí, chogüí...

Registrei esta ave da imagem em Campo Grande/MS no Parque das Nações Indígenas, porém, como já escrevi anteriormente, ela pode ser encontrada nas regiões do Chaco Paraguai em Porto Murtinho/MS, na região pantaneira, de Mata Atlântica e Cerrado.

Sanhaçu de Coleira - Black-faced Tanager (Schistochlamys melanopis)


A imagem acima não condiz com a beleza desta ave. É possível de ser observada em Mato Grosso do Sul, porém, não muito comum. Esta da imagem eu registrei em Terenos/MS.

Azulão - Ultramarine Grosbeak (Cyanoloxia brissonii)



Ave muito bonita, nesta espécie o macho se destaca por sua cor azul com tonalidades diferentes em especial na sobrancelha, bochecha e dragonas, enquanto a fêmea é inteira de parda-clara. Esta imagens eu fiz em Campo Grande/MS no distrito de Rochedinho.

Pintassilgo - Hooded Siskin (Spinus magellanicus)


Esta ave eu só vi uma vez aqui em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Existem outros registros no Estado, a maioria deles em Miranda/MS, município situado na região pantaneira. Este da foto, diga-se de passagem, uma péssima fotografia, entretanto deu para mostrar a espécie. Eu a registrei em 2012, com minha poderosa “SELECTA 16”, minha primeira câmera fotográfica, uma superzoom de 15x, que foi responsável pela minha entrada no mundo da Observação de Aves. Este registro eu fiz no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande/MS, de lá para cá, não o encontrei novamente ainda.

Fim-fim - Purple-throated Euphonia (Euphonia chlorotica)


 

Ave comum em Mato Grosso do Sul, podendo ser encontrada em, praticamente, todo Estado. Muito parecido com seu "primo", o Gaturamo-verdadeiro, difere em alguns aspectos, dentre eles o mais aparente é o final do amarelo da barriga, que no Gaturamo vai do uropígio até o inicio do bico e, no Fim-fim, chega até o inicio do pescoço, tendo ele a garganta toda preto-azulado. Estes da imagens eu registrei em Campo Grande/MS. As duas primeira são de machos registrados na Lagoa Nova e no Parque das Nações Indígenas e a ultima é uma fêmea, registrada na Lagoa Nova.



Gaturamo Verdadeiro - Violaceous Euphonia (Euphonia violacea)


Esta ave tem poucos registros em Mato Grosso do Sul, a maioria deles estão em Bonito/MS. É uma ave de Mata Atlântica, é muito bonita e bem pequena, chegando a medir próximo de 12 cm. Este da imagem eu registrei em Bonito/MS no atrativo "Estância Mimosa", onde na região da Serra da Bodoquena, existe resquícios de Mata Atlântica.

Ferro Velho - Chestnut-bellied Euphonia (Euphonia pectoralis)



Esta ave é muio bonita. Pequena, devendo chegar a medir próximo de 12 cm, não tem registro atualmente no Mato Grosso do Sul, de acordo com os sites de postagens dos Observadores de Aves brasileiros, porém, a bibliografia aponta a possibilidade de ser encontrada na região sul do Estado, visto que é área de Mata Atlântica onde é seu habitat. Estes das imagens, o primeiro um macho e a segunda a fêmea, eu fiz em Foz do Iguaçu/PR no Parque Nacional do Iguaçu.

Pardal - House Sparrow (Passer domesticus)



Ave comum no Mato Grosso do Sul e no Brasil a pesar de não fazer parte da nossa avifauna, ou seja, é uma ave exótica que foi introduzida no país pelos europeus que o tinham como ave de gaiola e, no inicio dos anos 1900, aconteceu sua soltura na natureza e ele se adaptou, em especial nas cidades onde encontrou alimentação com facilidade pois é onívoro. Sua origem é do Oriente Médio. Este das imagens eu registrei em Campo Grande/MS.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Rapazinho do Chaco - Chaco Puffbird (Nystalus striatipectus)


 

Este espécie é endêmica de Mato Grosso do Sul em território brasileiro. Comum, porém, já foi mais fácil encontrá-la. Estes das imagens eu registrei, o primeiro em Guia Lopes da Laguna/MS e as outras duas em Campo Grande/MS.

João Bobo - White-eared Puffbird (Nystalus chacuru)


Gosto muito de encontrar esta ave, não é fácil, porém ele pode ser avistado em todo Mato Grosso do Sul. Gosta de estar em campo e para em galhos, geralmente, sem folhas. Também conhecido como "Apara-bala", pois caçadores o alvejavam com muita facilidade por ficar parado no galho mesmo com a aproximação de pessoas. Este eu registrei em Campo Grande/MS.

Chora Chuva Preto - Black-fronted Nunbird (Monasa nigrifrons)



Ave interessante, muito bonita e tambem conhecida como "Bico de Brasa". Fácil de encontrar na  região Norte de Mato Grosso do Sul eu já registrei ele em Costa Rica/MS e em Coxim/MS.

Urubuzinho - Swallow-winged Puffbird (Chelidoptera tenebrosa)


Mais fácil de ser encontrado na região Norte de Mato Grosso do Sul, é uma ave bem interessante. Este eu registrei em Alcinópolis/MS no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari.

Martim Pescador Grande - Ringed Kingfisher (Megaceryle torquata)



Comum em Mato Grosso do Sul, costuma ficar a beira de rios, lagos, estuários, vazantes onde pesca seu alimento. É o maior dos martins-pescadores. Estes das imagens, o primeiro um macho e uma fêmea na segunda imagem, registros feitos em Campo Grande/MS na região da Lagoa Nova.

Martim-pescador-verde - Amazon Kingfisher (Chloroceryle amazona)



Comum em todo Mato Grosso do Sul, é facilmente encontrado em áreas úmidas com a presença de peixes, dos quais se alimenta. Este da primeira imagem é um macho e foi registrado em Miranda/MS no "Arrozal" e, o da segunda imagem é uma fêmea, registrada no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema em Jateí/MS.

Martim Pescador Miúdo - American Pygmy Kingfisher (Chloroceryle aenea)


Esta ave ´mais comum de se ver na região pantaneira de Mato Grosso do Sul. É também conhecida como "Matinho", por ser o menor dos Martins-pescadores que temos aqui. Este da imagem é um macho que  eu avistei na BR 419 na região do Pantanal do Rio Negro.

Martim Pescador Pequeno - Green Kingfisher (Chloroceryle americana)



Comum em Mato Grosso do Sul, é possível encontrá-lo em todos os municípios em lagoas, estuários,  vazantes, cursos d'água e rios. Estes das imagens, o primeiro é um macho que registrei no Parque Estadual do Proza em Campo Grande/MS e o segundo foi registrado em Terenos/MS.