terça-feira, 5 de maio de 2020

ANHUMA E TACHÃ: "AS AVES DO NOSSO PARAÍSO - MATO GROSSO DO SUL"

Vamos apresentar agora as duas espécies da família dos Anhimídeos (Anhimidae), que temos em Mato Grosso do Sul. As aves desta família são de porte grande, uma delas tem chifre e a outra uma canela muito grossa. Mesmo com o porte grande conseguem voar e plainar logas distâncias. Uma coisa bem peculiar dessas aves é a vocalização, que são grito altos e forte, produzindo até mesmo um pouco de eco e é possível de ouvir de longe. Vamos conhecê-las:


ANHUMA
Anhima cornuta
Horned Screamer
Aruco

 


A Anhuma poderia ser considerada o "Unicórnio" das aves, com uma diferença do cavalo de um único chifre da mitologia, ela existe e possui uma pena em formato de chifre na cabeça. Ela pode ser observada na maior parte do Estado, é uma ave que gosta e áreas úmidas como os lagos e brejos. Os municípios sul-mato-grossenses campeão em registro desta ave são: Terenos,  Campo Grande, Corguinho e Três Lagoas.

--------------------------------------------------------------------------------------

TACHÃ
Chauna torquata
Southern Screamer

Chajá

 


Esta ave caneluda é a Tachã! Aqui no Mato Grosso do Sul ela é observada com maior frequência na Bacia do Alto Paraguai, na região pantaneira e também chaquenha. Ave de grande porte, parece um peru mas, mesmo com o porte voa longas distâncias. Gosta de locais com umidade como brejos, banhados, lagos, dentre outros. Nos municípios de Aquidauana, Corumbá e Miranda, são onde mais se observa esta espécie no Estado.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Boa noite parabéns pelas belas fotos. Um dia se Deus quiser quero conhecer Campo Grande e Bonito.

    ResponderExcluir