quinta-feira, 4 de abril de 2024

FLOR DO CAMALOTE - PANTANAL - MATO GROSSO DO SUL - BRASIL

 


O Pantanal Sul-mato-grossense fica mais colorido com a florada dos Camalotes (Eichhornia crassipes), planta aquática comum nos rios, lagos, lagoas, salinas, canais e curichos da planície pantaneira, também conhecida como Jacinto-de-água ou Aguapé. Se você sentar à beira do Rio Paraguai, conseguirá observar milhares de pequenas “ilhas verdes” descendo o rio constantemente, são touceiras de Aguapés de variados tamanhos, que são verdadeiros ecossistemas.

Em suas raízes subaquáticas, vivem crustáceos, que se alimentam nas raízes, peixes que se alimentam dos caranguejos, aves como a Garça-branca-grande que aproveitam e pousam nas folhas e pegam uma carona rio a baixo, dentre outros insetos, répteis e anfíbios que se escondem nas folhagens afim de se alimentar e proteger-se de predadores.

Da folha do Camalote é possível extrair sal e sua flor é algo de grande beleza, de cores que vão desde o róseo ao lilás, amarelo e roxo, de aparência que transcende as inspirações humanas, certamente sendo elaboradas e coloridas por um Artista Superior.

Observar a Natureza refrigera a alma e educada e traz ao observador um conhecimento essencial, como que uma conexão com os cheiros, cantos, ventos, balanços e outros acontecimentos que possuem e demonstram a quem conhece significados e alertas.

@visitmsoficial @ebird.brasil @wikiaves_oficial @avesdobrasil_br @cornellbirds @savebrasil @team_ebird @brazillian_birds @icmbio.cemave @meumsquerido

#geanmerighi_wildlife #msbirdingbrasil #brasilbirdwatching #asbelezasdenossoquintal #istoématogrossodosul #ebirdbrasil #ebird #avesdobrasil_br #bringbirdsback #biodiversity #biodiversidade #avesdobrasiloficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário